Leia diariamente as mensagens aqui expostas, além de notícias em geral.

segunda-feira, 29 de junho de 2009

Governo faz parceria com igrejas

O curso “Fé na prevenção” vai capacitar 5 mil religiosos, de diferentes credos e famílias confessionais, na prevenção do uso de álcool e outras drogas que geram comportamentos de risco. Até 2011, o curso pretende capacitar 20 mil pessoas.

Visite: Gospel, Noticias Gospel, Videos Gospel, Biblia Online
A iniciativa é da Secretaria Nacional de Políticas sobre Drogas (Senad), ligada à Presidência da República, em parceria com o Programa Nacional de Segurança Pública com Cidadania e a Universidade Federal de São Paulo (Unifesp).

Na modalidade Educação a Distância (EaD), o curso, gratuito, terá a duração de dois meses, com carga horária de 60 horas. Os participantes receberão certificado de extensão emitido pela Unifesp. As inscrições podem ser feitas junto à Senad, até o dia 10 de julho.

A Senad reconhece, assim, a contribuição que casas de acolhida, fazendas de desintoxicação e projetos vinculados a igrejas prestam à sociedade na prevenção e eliminação do uso de álcool e outras drogas.

“A espiritualidade mexe com o censo ético do dependente, resgata o amor próprio e ocupa um vazio antes dominado pela droga”, afirmou o padre Márcio Roberto Geira, da Fazenda Esperança, de Guaratinguetá, à repórter Fernanda Aranda, do jornal O Estado de São Paulo.

A Unifesp e o governo federal mantêm clínica de recuperação de pessoas dependentes de drogas em São Bernardo, onde oração e meditação fazem parte do tratamento junto com a medicação.

Em 1998, a Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB) criou a Pastoral da Sobriedade, que tem sede em Curitiba, que trabalha na prevenção, recuperação, inserção familiar e social do dependente.

“Temos cerca de mil grupos espalhados por 24 Estados, atendemos, em média 20 mil pessoas por semana”, informou o padre João Ceconello à Agência Brasil. A Pastoral conta com mais de 11 mil agentes capacitados para atuar nas comunidades.

A Pastoral da Sobriedade quer chegar até as 9.500 paróquias brasileiras. Ela desenvolveu um processo de vivência diária, denominado 12 Passos da Sobriedade, que levam a um maior comprometimento com a espiritualidade.

“Arriscamos mesmo a dizer que é de 100% a recuperação dos que praticam cada um dos 12 Passos da Sobriedade, um programa fundamentado na doutrina da Igreja Católica e em processos terapêuticos da psicologia e psiquiatria. A família participa do processo terapêutico simultaneamente com o dependente, o que facilita a reinserção”, explicou Ceconello.

Hoje é comemorado o Dia Internacional de Luta contra o Abuso e o Tráfico Ilícito de Drogas. O Brasil lembrou, de 22 a 26 de junho, a XI Semana Nacional de Prevenção ao Uso Indevido de Drogas, este ano debatendo o tema “Ações integradas na prevenção ao Uso de Drogas e Violência”.
Fonte: Gnotícias

domingo, 28 de junho de 2009

Papa revela ter encontrado restos de São Paulo

Bento XVI informou que uma sonda foi inserida no sarcófago do santo.
Fragmentos ósseos eram de uma pessoa que viveu no século I.


O Papa Bento XVI encerrou neste domingo (28) o Ano Paulino e revelou que restos que estão na Basílica de São Paulo Extramuros, em Roma, pertencem ao Apóstolo dos Gentios.

Diante de milhares de fiéis e representantes do Patriarcado Ecumênico de Constantinopla, reunidos na basílica dedicada ao apóstolo Paulo, o papa informou que recentemente uma sonda foi inserida no sarcófago que se conserva sob o altar maior local.

A sonda revelou a existência, no interior do sarcófago, de um precioso tecido de linho de cor púrpura laminado em ouro puro e outro de cor azul com fios de linho, assim como de grãos de incenso vermelho e substâncias protéicas e calcárias.

Também foram encontrados pequenos fragmentos ósseos, que foram submetidos a exames por "especialistas que desconheciam de onde provinham, e que deram como resultado pertencer a uma pessoa que viveu entre o primeiro e o segundo século", acrescentou o papa.

"Tudo parece confirmar a unânime e incontrastável tradição de que se tratam dos restos mortais do apóstolo Paulo, o que nos enche de profunda emoção", afirmou o pontífice.

Bento XVI, que dedicou este Ano Paulino às celebrações pelos 2 mil anos de nascimento de São Paulo, lembrou os vários escritos de Paulo de Tarso, entre eles as Cartas aos Romanos, nas quais fala do "homem novo".

O papa disse que o homem velho é aquele cujo pensamento só está no ter, no possuir, no bem-estar, na influência, na fama, "tudo muito limitado".

O "homem novo" deve ser, ainda de acordo com o papa, um homem renovado, valente, com uma fé adulta, "comprometido com a inviolabilidade da vida humana desde o momento da concepção, opondo-se ao princípio da violência, especialmente sobre os seres humanos mais desarmados".

"Faz parte da fé adulta reconhecer o casamento entre um homem e uma mulher para toda a vida, como ordenamento de Deus e algo restabelecido por Cristo", acrescentou o bispo de Roma, que acrescentou que o "homem novo" não se deixa arrastar por qualquer corrente" nem pelos "ventos da moda".

Bento XVI defendeu a verdade e disse que o poder do mal "é a mentira", e que o poder da fé, o poder de Deus, "é a verdade".

O pontífice encerrou o Ano Paulino um dia antes da lembrança oficial no Vaticano de São Pedro e São Paulo, os patronos da Igreja Católica.

sábado, 27 de junho de 2009

Governo indiano quer anular leis anticonversão


ÍNDIA (22º) - O governo recém-eleito da Índia, liderado pelo partido do congresso, está tomando fortes atitudes contra as leis anticonversão que restringem a liberdade religiosa no país. Eles planejam vetar os projetos de lei iniciados em diversos estados pelo Bharatiya Janata Party (BJP). Essa é uma ótima notícia para os cristãos na Índia.

As controversas leis anticonversão, ironicamente chamadas de atos de “Liberdade Religiosa”, estão ativas em cinco estados: Madhya Pradesh, Orissa, Chhattisgarh, Himachal Pradesh e Gujarat. Outros dois estados – Rajasthan e Arunachal Pradesh – aprovaram a lei, mas ainda não a colocaram em prática.

O impacto nesses estados varia de acordo com a posição do BJP em cada um deles. Em Rajasthan, a lei anticonversão foi aprovada, mas ainda não foi implementada. Com o consentimento do ministro Ashok Gehlot, o governo indiano planeja anular a lei nessa região.

Em Madhya Pradesh, eles planejam entrar em consenso com o BJP, que propôs emendas que tornariam a lei ainda mais restritiva. Digvijay Singh, ministro em Madhya Pradesh, concorda com as preocupações do governo federal de que a lei infringe a liberdade religiosa garantida pela constituição.

“Quando eu era ministro, durante dez anos não houve nenhum caso de conversão forçada”, diz.

Onde aplicadas, as leis têm punições severas para quem for declarado culpado de converter alguém ou de mudar sua religião sem comunicar o governo com 30 dias de antecedência. Dependendo do estado, isso pode significar dois anos na prisão, uma multa muito cara, ou mesmo os dois.

K.P. Yohannan, presidente da Gospel for Asia, ficou satisfeito com a notícia da nova posição do governo.

“É muito encorajador ver o governo defendendo a constituição e os valores de liberdade de escolha para o povo”, diz. “Continue a orar pelo estado de Karnataka, onde houve muitos ataques aos cristãos, e uma tentativa recente de implementação da lei anticonversão.”

Tradução: Portas Abertas

segunda-feira, 22 de junho de 2009

Cristãos de vilarejo são presos sem explicações


LAOS (8º) - A polícia no Laos prendeu 13 cristãos no dia 12 de junho de 2009.

Os cristãos estavam trabalhando em um vilarejo quando foram interrogados pela polícia. Os oficiais não deram nenhuma explicação pela prisão, ou pela detenção constante de cristãos na delegacia da região.

O governo laosiano aplica restrições pesadas para a maioria dos grupos religiosos, enquanto promovem o budismo e organizações budistas. Neste ano, o país ocupa a 8ª posição na Classificação de países por perseguição, sendo um dos lugares onde ser cristão envolve muitos riscos. As autoridades prenderam, assassinaram e negaram comida aos cristãos e famílias, para pressioná-los a negar a fé.

De acordo com a CIA, 67% da população laosiana é budista. Somente 1,5% é cristã.

Ore para que Deus proteja os cristãos no país e lhes dê ousadia para pregar o evangelho.

Tradução: Portas Abertas

quinta-feira, 18 de junho de 2009

Jovem é agredido e morto por tomar chá exclusivo para muçulmanos


PAQUISTÃO (13º) - Radicais agrediram um cristão por ter usado uma xícara designada somente para muçulmanos. O jovem, Ishtiaq Masih, pediu chá em um restaurante na beira da estrada quando o ônibus em que viajava fez uma parada.

Quando Ishtiaq foi pagar pelo chá, o dono percebeu que ele estava usando um colar com uma cruz e o segurou e mandou seus empregados pegarem qualquer coisa com que fosse possível bater no jovem, pois havia violado um alerta, que estava na porta, de que não-muçulmanos deveriam falar sua religião antes de serem servidos. Ishtiaq não viu o aviso antes de pedir seu chá.

O proprietário e 14 de seus funcionários agrediram Ishtiaq com pedras, aros de ferro e clavas e o esfaquearam muitas vezes com facas de cozinha, enquanto Ishtiaq implorava por misericórdia.

Os outros passageiros finalmente intervieram e levaram Ishtiaq para o centro médico do vilarejo. Lá, o jovem morreu por causa dos ferimentos na coluna, cabeça e peito. O médico contou que Ishtiaq teve hemorragia interna, fratura no crânio e danos cerebrais.

O proprietário é conhecido por ser um muçulmano fundamentalista e todos os seus funcionários são estudantes em Madrassas (seminários islâmicos).

A família de Ishtiaq disse que prestaram queixa na polícia contra Ali. Apesar de ter registrado o caso, a polícia não fez nada para prender Ali ou seus funcionários.

Tradução: Portas Abertas

segunda-feira, 15 de junho de 2009

Ambulatório para travestis em SP criará protocolos de atendimento


Excluída socialmente em diversos aspectos, a população de travestis e transexuais de São Paulo ganhou ontem (9) o primeiro ambulatório do país com atendimento direcionado a esse público.

O espaço, inaugurado pelo governador José Serra (PSDB), divide instalações com o Centro de Referência e Treinamento em DST/Aids e tem capacidade para realizar 300 atendimentos mensais.

Segundo o secretário da Saúde do Estado de São Paulo, Luiz Roberto Barradas Barata, a intenção é que haja esses centros em outros hospitais do Estado. Mas os médicos da equipe ainda não sabem que doenças podem ser originadas de tratamentos hormonais e de modificações estéticas malsucedidas.

Eduardo Knapp/Folha Imagem

O governador José Serra participa do evento de inauguração do ambulatório em São Paulo com a transexual Alessandra Saraiva, 30
De acordo com a diretora do CRT, Maria Clara Gianna, a principal recomendação aos médicos é a de tratar os pacientes pelo nome social --e não pelo que consta do registro de nascimento.

O local oferecerá atendimento ambulatorial em áreas como endocrinologia, urologia e proctologia, para atender a algumas demandas desses pacientes, como cirurgia para mudança de sexo, colocação de próteses mamárias e tratamentos hormonais. Os casos cirúrgicos serão encaminhados para hospitais.

"Queremos oferecer a oportunidade para que eles realizem esses procedimentos de forma segura e evitar que eles passem por processos traumáticos como a injeção de silicone industrial, que pode matar", diz Gianna.

Os pacientes também terão apoio psicológico.

Novos protocolos

Outro objetivo do centro, segundo Gianna, será elaborar protocolos de atendimento a partir dos casos encaminhados no novo ambulatório.

E os casos são complexos, como o de Claudia Wonder, 54, performer, ativista e ícone do movimento LGBT brasileiro. Questionada se era travesti ou transexual, respondeu: "Nem um nem outro, costumo dizer que sou dois em um, rádio e gravador".

A ironia esconde um drama familiar. Claudia diz que sempre se sentiu andrógina. Mas foi apenas em 2004, após um almoço de família, que uma tia lhe contou que ela tinha órgãos dos dois sexos.

A cicatriz no abdome não era fruto da extração de uma hérnia, como contaram seus pais, mas de um ovário, retirado aos seis anos.

Quando perguntam seu nome de nascimento, Claudia retruca: "Por que você quer saber? Não uso ele para nada. Só para assinar cheques."

Fonte: Folha de S.Paulo / Via VINACC - Visão Nacional Para a Consciência Cristã

terça-feira, 9 de junho de 2009

Oficiais ameaçam demolir igreja em Henan

CHINA (12º) - As autoridades no vilarejo de Dong ameaçaram demolir a igreja cristã Laojie, em Sanggu. Por causa dessas ameaças, desde 26 de maio, os membros dessa igreja estão guardando o terreno quase 24 horas por dia.

A Igreja Cristã Laojie é uma igreja não-registrada com mais de 200 membros. Os cristãos se reúnem neste local desde abril de 1987, e têm sido tolerados pelas autoridades. Recentemente, oficiais do vilarejo começaram a trabalhar para construir uma estrada que cruzaria o terreno da igreja. Nesse processo, o governo poderia vender a propriedade por um alto preço, resultando em benefícios enormes.

O comitê do partido propôs que o terreno atual da igreja por um espaço que tem metade do tamanho da propriedade, e é em outro local. Laojie recusou a proposta e sugeriu que o terreno seja trocado por outro, de tamanho equivalente e perto do atual. O comitê não só recusou a oferta, como também ameaçou os cristãos de ter que demolir o prédio, obrigatoriamente.

Os cristãos da Igreja Laojie dizem que estão orando para que Deus proteja a Igreja e para que as autoridades não derrubem o templo. Os cristãos estão clamando para que os corações dos advogados chineses os ajudem a proteger a Igreja por meios legais.

Tradução: Portas Abertas

terça-feira, 2 de junho de 2009

232 escravos sudaneses são libertados

SUDÃO (30º) - Na sexta-feira, 29 de maio, a agência de notícias Christian Solidarity International (CSI) publicou uma reportagem sobre a libertação de 232 sudaneses no início deste mês. Os escravos – cristãos e membros tradicionais da tribo Dinka – foram libertados de senhores árabes em Darfur e Kordofan. Os cativos foram repatriados para sua terra natal no norte do Sudão. A escravidão desses não-muçulmanos aconteceu durante uma jihad na guerra civil do norte contra o Sul, de 1983 a 2005.

As entrevistas realizadas com os 232 escravos revelam abuso físico e psicológico. Eles afirmam ter sido agredidos, ameaçados, estuprados, mutilados, sofrido conversão forçada ao Islã, insultados pela raça e religião. Alguns relatam a execução de colegas presos.

Ore pelos sudaneses, para que restabeleçam em paz, e sejam curados na mente e no corpo.

Tradução: Portas Abertas
Fonte: Yahoo News