Leia diariamente as mensagens aqui expostas, além de notícias em geral.

terça-feira, 24 de agosto de 2010

O Mundo Evangélico - Nº 228

O Mundo Evangélico


Noticiário Cristão Internacional

Ano IV – N° 228 – 24/08/10

O PROTESTANTISMO E AS IGREJAS DA REFORMA

Sérgio Bradanini

Revisão: Francisco Cézar Fernandes Alves

Origem e significado do termo



O uso do termo "protestante" pode indicar, numa primeira e superficial interpretação, os cristãos que se separaram da Igreja de Roma. Se, por um lado, isso pode sugerir uma conotação negativa, por outro, há todo um embasamento histórico que não pode ser desconsiderado.

Assim, "protestante" deriva de um fato histórico, isto é, da grande manifestação feita por alguns Estados e príncipes alemães, em 1529, em protesto contra decisões de caráter religioso, mas de motivação também política.

O termo ainda foi utilizado em referência aos movimentos reformadores que se seguiram. No entanto, procurando evitar a acentuação crítica contra a Igreja de Roma, muitos preferem empregar o termo "evangélico", certamente menos polêmico e que lembra uma das características positivas de todo o movimento reformador: a volta à mensagem evangélica original.

Muitas Igrejas surgidas desse movimento também se denominaram "Igrejas reformadas", evocando o propósito de uma permanente disponibilidade à conversão e à renovação. Continue lendo

Nenhum comentário: