O Fórum Cristão Mundial (FCM) vai reunir representantes de famílias, tradições e movimentos para reunião em Nova Delhi, na Índia, dias 8 a 11 de novembro, com a tarefa de elaborar a programação do Fórum para 2009 a 2011.
O programa terá como inspiração as recomendações do Fórum Mundial de Limuru, reunido em novembro de 2007, e os relatórios de avaliação do processo de 1998 a 2007. A reunião de Nova Delhi servirá para refletir sobre a maneira de encerrar o programa trienal através da realização de um evento maior, que ficaria agendado para o final de 2011 ou início de 2012.
No encontro de Nova Delhi será renovado e ampliado o Comitê FCM, que começará a exercer suas responsabilidades a partir de 2009. O novo comitê será composto por membros nomeados pelas diferentes igrejas e organizações mundiais representantes das tradições cristãs que participam do Fórum.
Nos últimos meses, a violência contra cristãos, igrejas e instituições cristãs na Índia aumentou de maneira significativa. A reunião do Fórum pretende estudar a situação atual e manifestar a preocupação e a solidariedade da igreja do mundo aos cristãos e às igrejas da Índia.
A Igreja Protestante da Holanda (PKN) e as Igrejas Unidas Pentecostais e Evangélicas (VPE, o nome das Assembléias de Deus na Holanda) formaram uma Comissão de Diálogo. A Plataforma Nacional dos Movimentos Pentecostais e do Pleno Evangelho se juntou a essa Comissão. A iniciativa é resultado da necessidade reconhecida por ambas as partes. Na primeira reunião da Comissão, em setembro passado, foi declarado que as igrejas estão diante de desafios comuns num mundo secularizado.
Ainda é deficitária, no entanto, a capacidade para aprender a se conhecer melhor, construir a confiança e abordar as difíceis tarefas sobre as quais há opiniões diferentes e que, por vezes, produzem preconceitos. A comissão realizará cinco reuniões por ano e, após dois anos, fará uma primeira avaliação.
Quando foi celebrado o centenário do movimento pentecostal na Holanda, no estádio olímpico de Amsterdam, ano passado, o reverendo Bastiaan Plaisier, à época secretário geral da PKN, pediu desculpas pelo desprezo que as igrejas “históricas” manifestaram no passado em relação ao movimento pentecostal. O presidente da VPE, pastor Peter Sleebos, também expressou palavras de arrependimento de parte do movimento pentecostal em reunião do Sínodo da PKN.
Ainda que o novo diálogo na Holanda não represente um resultado direto do FCM, tanto a PKN como a VPE estão envolvidas no Fórum e participaram de várias reuniões, a exemplo da Consulta Européia de 2006 e do Fórum Mundial de Limuru, em 2007.
Há mais de um ano os bispos do Conselho Nacional de Igrejas nas Filipinas e do Conselho Filipino de Igrejas Evangélicas reúnem-se todos os meses para tratar do problema dos assassinatos extrajudiciais neste país. Os religiosos já estiveram reunidos com oficiais da Polícia Nacional e chefes das forças armadas. Essa cooperação, além das reuniões, contribuiu para o desenvolvimento da confiança entre os dois conselhos e seus líderes, que pretendem convidar os bispos católicos a se juntar ao fórum.
O FCM iniciou sua trajetória em 1998, como uma série de conversas entre diferentes tradições religiosas que representavam um leque de igrejas mais amplo do que aquele conformado pelos membros do Conselho Mundial de Igrejas (CMI). Este fórum oferece uma oportunidade para analisar os pontos em comum, compartilhar testemunhos pessoais e debater as possibilidades de futuro da comunidade.
Fonte: ALC
Nenhum comentário:
Postar um comentário