Leia diariamente as mensagens aqui expostas, além de notícias em geral.

domingo, 15 de março de 2009

Todos contra a pedofilia. Ato é realizado com sucesso na Capital

Com a presença de políticos, associações, Ongs. e igrejas foi realizado um ato publico na tarde desta quinta-feira (12), na Praça João Pessoa, centro da Capital. Todos Contra a Pedofilia foi tema do ato. A proposta do evento foi incentivar a sociedade paraibana à denunciar os crimes de abuso e exploração sexual a menores, pedofilia.

De acordo com o Centro de Referência Especializado de Assistência Social de João Pessoa, em 2008 foram denunciados 66 casos de abuso sexual e 4 de exploração, só na capital, porém, estes atendimentos não devem refletir a realidade local já que muitos pedófilos não são denunciados por promoverem algum tipo de intimidação a vitima e a sua família.

O ato publico desta quinta fez parte de uma campanha contra a pedofilia, lançada no dia 13 de fevereiro no auditório do SESI com a presença do presidente da CPI da Pedofilia, senador Magno Malta, durante a Jornada Nacional em Defesa da Família. Na Paraíba a campanha tem sido desenvolvida pelo deputado Nivaldo Manoel e a vereadora Eliza Virgínia, ambos do PPS.

A programação que iniciou com a interpretação do Hino Nacional em LIBRAS, pelo deficiente auditivo Mauricio Marques Simões, teve a participação da curadora da infância e juventude, Soraya Scoreu, das vereadoras Eliza Virgínia (PPS) e Raissa Lacerda (Dem), do deputado Nivaldo Manoel (PPS), da presidente da Organização Mundial de Educação Pré-escolar, Maria dos Prazeres, do presidente do Fórum Nacional Cristão de Política e Ação Social, Pastor Arlindo Barreto e apresentações do Grupo Recreativo Creusa Pires, grupo de dança do Centro Helena Holanda e da cantora mirim Camila Gomes.

Helena Holanda ressaltou a importância do cuidado com as crianças deficientes mentais, para que elas não sejam vitimas de pedófilos. Maria dos Prazeres disse que geralmente as mães não denunciam por medo ou constrangimento pela proximidade do agressor, que na maioria dos casos são pessoas bem conhecidas.

O dep. Nivaldo Manoel disse que os pedófilos da Paraíba têm que ser presos “ a sociedade paraibana não pode se acovardar, vamos nos unir e colocar na cadeia esses covardes... o meu gabinete estar aberto para quem precisar de auxilio para denunciar os pedófilos” disparou o parlamentar que deve convidar a CPI para vir a Paraíba.

Dados Nacionais afirmam que durante uma vida, um pedófilo ativo, abusa em média 260 crianças ou adolescentes, o abuso pode ser caracterizado pela nudez parcial ou total, caricias na genitália, conversas obscenas e pornografia, 50% das vitimas se tornam abusadores no futuro.

Eliza disse que uma em cada três garotas e um em cada quatro garotos são abusados sexualmente antes dos 18 anos, ela afirmou que a campanha contra pedofilia continuará para que os casos sejam descobertos e, assim, os pedófilos presos e as vitimas tratadas. A vereadora alertou para importância da denuncia, que pode ser anônima, pelo numero 100.

Foram distribuídos cartilhas orientando a sociedade a identificar e denunciar o pedófilo e uma pulseira que tinha escrito “Todos contra a Pedofilia” , na cartilha a informação é que uma criança é abusada a cada 4 segundos.

Fonte: VINACC

Nenhum comentário: